Kia Sportage 2017 - Primeiras Impressões

21:52:00

Prometido para um dos segmentos mais quentes do mercado, o Kia Sportage apresentado no Salão de Frankfurt, que deve chegar no Brasil no final do primeiro semestre de 2016, é o crossover mais famoso e desejado da Kia Motors por aqui e tornou-se o carro mais vendido da marca.


À primeira vista o Sportage não é dos mais atraentes, mas está prestes a fazer muito barulho na guerra dos crossovers médios. O Sportage cresceu por dentro e por fora. O novo Kia tem as mesmas medidas na largura do seu antecessor, mas o entre-eixos cresceu mais 3 cm e no comprimento mais 4 cm, além do novo porta-malas com mais 38 litros. Há mais espaço interno para os passageiros e 18% maior espaço de carga na parte de trás. Além disso, o piso do bagageiro pode ser movido para baixo em uma posição mais baixa para tornar mais espaço vertical quando necessário. 



O Sportage está na categoria de crossover médio, tendo como os seus principais rivais no mercado nacional como o Honda CR-V e o Hyundai ix35, com quem compartilha a mesma plataforma. Mesmo assim, por tratar de um carro de maior porte e parecer pesado e muito ágil e fácil de dirigir, além de oferecer muito conforto, graças ao amplo espaço interno, além de muito espaço para bagagem.


A tecnologia deve ser atualizada com o lançamento do modelo 2017. Novos equipamentos de segurança e conveniência estarão presentes no modelo e novidades no painel como o sistema de entretenimento com novas funções.


O Sportage 2017 foi desenhado pelo renomado designer Peter Schreyer (Audi TT). As colunas são mais finas, permitindo que os ocupantes tenham melhor visibilidade de dentro do carro. A traseira parece não combinar com o resto do carro e parece mais esbelta e discreta. 


O Sportage vem com três modos de condução, Eco, Normal e Esportiva, não mudando a forma de atuação da suspensão entre as configurações, no entanto, a resposta do acelerador e peso da direção são alterados. No modo Eco, o acelerador é insensível, a direção é incrivelmente vaga e a transmissão automática de seis velocidades desloca o mais cedo possível (economia de combustível!). 


No modo Normal, a aceleração é um pouco mais ágil e há um toque mais pesado na direção. Nesse modo, você não sente uma constante falta de poder. Para uma condução diária padrão, este modo oferece um bom equilíbrio de feedback e conforto. No modo Esportivo, o acelerador é naturalmente mais ágil e a transmissão das engrenagens se dá num ponto mais alto de giro. A direção torna-se mais direta e não há mais peso. 


No interior, o Sportage tornou-se mais luxuoso com um conjunto de tecnologia (opcional). Materiais mais suaves ao toque imitando couro só são percebidos num olhar muito próximo e estão repletas toda a cabine. 


Surpreendentemente, não existe nenhuma opção para o controle de cruzeiro adaptativo. Oportuno lembrar que esta é uma característica muito popular nos dias de hoje, sendo curiosa sua omissão, vez que muitos concorrentes oferecem esta tecnologia.


O novo Sportage é mais silencioso. A Kia aumentou a quantidade de material de redução de ruído nas caixas de roda e dentro da cabine. Não chega a ser um Lexus, mas o novo Sportage é um pouco mais silencioso na estrada do que o modelo anterior.

O sistema de entretenimento é bastante fácil e intuitivo de usar e brilhante o suficiente para ler com facilidade mesmo sob o sol. Na versão LX , só tem uma tela de cinco polegadas. Nas versões superiores a tela é de sete polegadas. Simples para percorrer os menus, o novo sistema é um pouco distante do assento do passageiro e francamente difícil de alcançar. Não é possível introduzir um destino de navegação enquanto estiver com o carro em movimento. Estas e outras configurações somente podem ser feitas enquanto o veículo estiver parado. 



A Kia também ainda está resolvendo detalhes de como rodar o Apple CarPlay e o Android Auto e garantiu que ambos estarão disponíveis no novo 2017 Sportage. Dito isto, os primeiros compradores correm o risco de ter que levar seus carros de volta para a concessionária atualizar a fim de obter essa tecnologia.







Imagens: Divulgação




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