Batmóvel tem direitos autorais confirmados

18:42:00

A Suprema Corte dos Estados Unidos recusou-se a manifestar sobre um caso que tratava se o Batmóvel estava sujeito ou não à direitos autorais, uma vez que se não estivesse, qualquer um poderia vender cópias do veículo. 


Ficou mantido o entendimento de uma decisão anterior da nona corte de apelação dos EUA, que sentenciou que o carro famoso do Cavaleiro das Trevas tem proteção de direitos autorais, portanto, se você quiser vender um, terá que pedir permissão para DC Comics ou Warner Bros.


Mar Towle, um vendedor de carros, vem travando uma batalha legal por anos sobre o direito de vender réplicas do Batmóvel de 1966 e 1989, pela sua empresa, a Gotham Garagem e ofereceu para DC Comics cerca de US $ 90.000 cada um vendido, mas a DC Comics não concordou e vem processando o vendedor desde 2011 por violação de direitos autorais, de acordo com CNBC . 

O advogado de Towle argumentou que o Batmóvel foi apenas um carro e que a proteção de direitos autorais não se estenderia para o projeto, todavia, o argumento não convenceu.

Em 2013, um juiz da Corte Distrital dos EUA discordou do argumento e entendeu que veículo do Batman tinha uma aparência única, o que fez dele um personagem da história também. Towle inconformado recorreu, mas o tribunal de apelações concordou com a decisão inicial. 



O Batmóvel foi um automóvel utilizado por Batman nas produções inspiradas nos quadrinhos da DC Comics, aparecendo como meio de transporte do herói desde os primeiros quadrinhos e seriados e ficando estacionado em uma das alas da Batcaverna, na Mansão Wayne.


O veículo fez sua primeira aparição em Detective Comics #27, lançada em 1939, quando era um simples sedan e ainda não tinha nome definido, sendo chamado apenas de Carro. Posteriormente, o Batmóvel foi ganhando cores e tecnologia e passou a ser um dos veículos mais modernos e famosos da mídia.


O Batmóvel foi utilizado por “Batman” na série de televisão norte-americana dos anos sessenta e foi utilizado na primeira série de televisão, entre 1966 e 1968, sendo construído por Georges Barris (1925-2015) a partir de um Lincoln Futura comprado em 1955 num ferro-velho por apenas um dólar.


Graças à sua ligação com o programa de TV popular, a criação do customizador tornou-se um dos veículos mais famosos sempre na TV. 


Fotos: Divulgação Fonte: CNBC, Wikipedia

Veja também

0 comentários